Palestra 'Acervos em Rede e Memória em Tempos de Cultura Digital: Experiências e Desafios do Projeto Tainacan'

Evento faz parte das comemorações pelo Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março. Anualmente, várias instituições do DF se reúnem para celebrar a data
por ASCOM - publicado 18/03/2019 15h36. Última modificação 22/05/2019 09h13.

ASCOM/MCTIC

ASCOM/MCTIC

Prof. Dr. Dalton Lopes Martins

O MCTIC promoveu no dia 15 de março a palestra Acervos em rede e memória em tempos de cultura digital: experiências e desafios do projeto Tainacan, em parceria com o IPEA. O palestrante foi Dalton Lopes Martins, professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.


Nos tempos atuais, permeados por novas práticas de sociabilidade em rede, a cultura digital adquire importância transversal nas diversas áreas de conhecimento, influenciando os modos de se fazer e viver a cultura. Interagir com esse universo, não diz apenas respeito aos seus aspectos tecnológicos, mas, sobretudo, às diferentes maneiras de se pensar os processos de documentação, catalogação, indexação e as novas maneiras de produzir uma documentação que se faz em rede e pela rede.

As novas práticas de curadoria, a importância da dimensão semântica, a colaboração na produção de padrões de metadados, ontologias e vocabulários controlados são resignificados por essa cultura emergente e pedem novos espaços de elaboração aos profissionais da área. A apresentação trouxe uma reflexão sobre a temática a luz da experiência e desafios vivenciados no âmbito do projeto Tainacan (software de repositório digital baseado na plataforma WordPress).

 
Sobre o palestrante: Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina.


Membros palestra


O evento contou com a presença de: Jhonathan dos Santos, Bibliotecário do IPEA, Luciana Lima de Oliveira, Presidente da ABDF e Maíra Murrieta Costa, representante da Coordenadora-Geral de Gestão da Informação e Desenvolvimento de Pessoas do MCTIC.

Confira as fotos em nosso Flickr

Assista a Palestra em nossa Live do Facebook

 

Voltar ao topo