Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988 com o objetivo de fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e possíveis riscos futuros, bem como para propor opções de adaptação e mitigação. Atualmente, o IPCC possui 195 países membros, entre eles o Brasil.
 
Por meio de suas avaliações, o IPCC determina o estado do conhecimento sobre as mudanças climáticas, identifica onde há consenso na comunidade científica, e em que áreas mais pesquisas são necessárias. Os relatórios resultantes da avaliação do IPCC devem ser neutros, relevantes para a política, e não devem ser prescritivos. Além disso, as avaliações constituem insumos fundamentais para as negociações internacionais que visam o enfrentamento das mudanças climáticas.
 
Os Relatórios de Avaliação do IPCC consistem nas contribuições de três Grupos de Trabalho e em um Relatório de Síntese que integra essas contribuições e quaisquer relatórios especiais preparados durante o mesmo ciclo de avaliação. Os Relatórios Especiais do IPCC tratam de questões específicas acordadas entre os países membros, e os Relatórios de Metodologia fornecem diretrizes práticas para a preparação de inventários de gases de efeito estufa.
 
Grupos de Trabalho e Força-Tarefa

As avaliações e relatórios especiais do IPCC são preparados por três Grupos de Trabalho, cada um olhando para um aspecto diferente da ciência relacionada às mudanças climáticas:
 

O IPCC também possui uma Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa, cujo principal objetivo é desenvolver e refinar a metodologia para o cálculo e relatório de emissões e remoções nacionais de gases de efeito estufa.

Os Grupos de Trabalho e a Força-Tarefa lidam com a preparação de relatórios, selecionando e gerenciando os especialistas que neles trabalham neles como autores.

Tudo isso é apoiado por Unidades de Suporte Técnico que orientam a produção de relatórios de avaliação do IPCC e outros produtos.

Saiba mais sobre o IPCC (portal em inglês).

Processo de elaboração dos relatórios do IPCC - Como participar?

Centenas de especialistas em diferentes áreas oferecem seu tempo e conhecimento para produzir os relatórios do IPCC. Outros milhares contribuem para o processo de revisão e para a literatura e outros conhecimentos avaliados nos relatórios do IPCC. Esses cientistas não são pagos pelo IPCC. Há diferentes formas de se envolver.

 

Trabalhar como Autor e Editor de Revisões

Os Autores Líderes Coordenadores (CLAs), Autores Líderes (ALs) e Editores de Revisão (REs) para cada capítulo do relatório são nomeados pelos Pontos Focais do IPCC, Organizações Observadoras e / ou Membros do Bureau do IPCC após a aprovação do esboço de um relatório.

Os Autores Líderes Coordenadores e Autores Líderes têm responsabilidade coletiva pelo conteúdo de um capítulo. Os CLAs são responsáveis por coordenar o trabalho nas principais seções de um relatório, como os capítulos. As ALs são responsáveis pela produção das seções designadas do relatório em um capítulo com base nas melhores informações científicas, técnicas e socioeconômicas disponíveis.

Os Editores de Revisão ajudam a identificar Revisores Especialistas, asseguram que todos os comentários substanciais recebam a devida consideração e aconselham os Autores Líderes sobre como lidar com questões contenciosas ou controversas.

Se estiver interessado em se tornar um autor ou editor de revisão do IPCC, fique atento às chamadas para indicações e entre em contato com os pontos focais relevantes do governo ou de uma Organização Observadora do IPCC para obter mais informações. Também pode entrar em contato com os membros do Bureau. 

 

Trabalhar como Autor Colaborador

Os Autores Líderes Coordenadores e o Autor Líder podem alistar outros especialistas como Autores Colaboradores para ajudar no seu trabalho. Os Autores Colaboradores, que numeram muitas centenas, fornecem conhecimento ou experiência específica em uma determinada área e ajudam a garantir que toda a gama de pontos de vista mantidos na comunidade científica seja refletida no relatório.

Se você estiver interessado em se tornar um autor colaborador do IPCC, entre em contato com a Unidade de Suporte Técnico (TSU) relevante do IPCC para obter mais informações.

 

Trabalhar como Cientista de Capítulo

Os cientistas de capítulo fornecem suporte técnico e logístico às equipes de autores. Isso inclui apoio com verificação cruzada entre as descobertas apresentadas em diferentes partes do relatório, verificação adicional de fatos e gerenciamento de referência. Os cientistas de capítulo são recrutados diretamente pelos Autores Líderes Coordenadores (CLAs) de um capítulo específico ou por meio de uma chamada lançada pela Unidade de Suporte Técnico. Tornar-se um cientista de capítulo é uma oportunidade para os pesquisadores de início de carreira obterem informações importantes sobre o que significa trabalhar na interface ciência-política, trabalhar em primeira mão com os principais especialistas internacionais e criar uma rede global de contatos de pesquisa.

 

Trabalhar como Revisor Especialista

O IPCC está comprometido com a elaboração de relatórios que avaliam o estado atual do conhecimento da ciência relacionada às mudanças climáticas que almejam os mais altos padrões de excelência científica, equilíbrio e clareza. Para isso, cada relatório passa por dois períodos de revisão: uma Revisão de Especialistas da Primeira Minuta e uma Revisão de Governo e Especialistas da Segunda Minuta. Esse processo de revisão inclui ampla participação, com centenas de revisores comentando a precisão e a integridade da avaliação científica contida nas minutas. Um revisor especialista pode escolher comentar uma seção do relatório, um capítulo completo ou o relatório como um todo.

No início de cada período de revisão, o IPCC emite um comunicado de imprensa com detalhes da duração do período de revisão e de como participar. Os revisores especialistas devem fornecer uma autodeclaração de conhecimento. Se estiver interessado em revisar os relatórios do IPCC, procure esses anúncios no site do IPCC e nas mídias sociais.

 

Contribua com a literatura

Os relatórios do IPCC são avaliações da literatura publicada. Contribuir para o corpo da literatura publicada por meio de artigos revisados por pares em revistas científicas e publicações técnicas fornece a base essencial para a avaliação. Para que um artigo seja considerado em um relatório específico, ele deve ter sido aceito para publicação ou sido publicado até uma determinada data. Essas datas são anunciadas no site do IPCC

 

Sexto Ciclo de Avaliação

Para o sexto ciclo de avaliação, Autores Líderes Coordenadores (CLAs), Autores Líderes (LAs), Autores Colaboradores (CAs) e Editores de Revisão (REs) já foram selecionados. Entretanto, os especialistas brasileiros ainda têm a oportunidade de participar como Revisores Especialistas, Cientista de Capítulo ou ainda encaminhar artigos revisados por especialistas em revistas científicas e publicações técnicas.

 

Segundo o IPCC, os períodos de revisão das minutas dos relatórios são as seguintes:

  • Grupo de Trabalho I:
    • Revisão de Especialista da Primeira Minuta: 29/04 a 23/06/2019
    • Prazo para submissão de literatura científica: 31/12/2019
    • Revisão de Governo e de Especialista da Segunda Minuta: 02/03 a 26/04/2020

 

  • Grupo de Trabalho II:
    • Revisão de Especialista da Primeira Minuta: 18/10 a 13/12/2019
    • Prazo para submissão de literatura científica: 01/07/2020
    • Revisão de Governo e de Especialista da Segunda Minuta: 07/08 a 02/10/2020

 

  • Grupo de Trabalho III:
    • Revisão de Especialista da Primeira Minuta: 13/01 a 08/03/2020
    • Prazo para submissão de literatura científica: 15/06/2020
    • Revisão de Governo e de Especialista da Segunda Minuta: 13/07 a 13/09/2020

 

Conheça aqui a lista de especialistas brasileiros que estão envolvidos nos processos de avaliação do AR6 como Autores Líderes Coordenadores (CLAs), Autores Líderes (ALs) e Editores de Revisão (REs).

Relatórios do IPCC

O IPCC elabora Relatórios de Avaliação abrangentes sobre o estado da arte científico, técnico e socioeconômico das mudanças climáticas, seus impactos e riscos futuros e das opções para reduzir a taxa na qual as mudanças climáticas estão ocorrendo. O IPCC também produz relatórios especiais sobre tópicos acordados por seus governos membros, bem como relatórios metodológicos que fornecem diretrizes para a preparação de inventários nacionais de gases de efeito estufa.
 
Os relatórios e documentos são elaborados e revisados em várias etapas, garantindo objetividade e transparência. O IPCC não realiza sua própria pesquisa.
 
O processo de elaboração dos relatórios do IPCC pode ser visto aqui.
 
 
Sexto Ciclo de Avaliação (AR6):
 
  • Relatório de Síntese do AR6: Mudanças Climáticas 2022 (lançamento em Junho de 2022)

Mais informações

  • AR6 Mudanças Climáticas 2021: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade (lançamento em Outubro de 2021)

Mais informações

  • AR6 Mudanças Climáticas 2021: Mitigação das Mudanças Climáticas (lançamento em Julho 2021)

Mais informações

  • AR6 Mudanças Climáticas 2021: A Base da Ciência Física (lançamento em Abril de 2021)

Mais informações

  • Relatório metodológico:
    • Refinamento 2019 das Diretrizes 2006 do IPCC para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa - maio de 2019 - Mais informações
  • Relatórios Especiais: 
    • Aquecimento Gobal de 1,5°C - outubro de 2018 - Mais informações - em uma iniciativa do MCTIC, seu Sumário para Formuladores de Políticas foi traduzido para o português, acesse aqui.
    • Mudanças Climáticas e Terra  - agosto de 2019 - Mais informações
    • O Oceano e a Criosfera em um Clima em Mudança (setembro de 2019) - Mais informações
 
Quinto Ciclo de Avaliação (AR5):
 
  • Relatório de Síntese do AR5: Mudanças Climáticas 2014 - outubro de 2014

Mais informações

  • AR5 Mudanças Climáticas 2014: Mitigação das Mudanças Climáticas - abril de 2014

Mais informações

  • AR5 Mudanças Climáticas 2014: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade - março de 2014

Mais informações

  • AR5 Mudanças Climáticas 2013: A Base da Ciência Física - setembro de 2013

Mais informações

  • Relatórios Especiais:
    • Gerenciando os riscos de eventos extremos e desastres para promover a adaptação às mudanças climáticas - março de 2012 - Mais informações
    • Fontes Renováveis de Energia e Mitigação das Mudanças Climáticas - abril de 2011 Mais informações
 
Quarto Ciclo de Avaliação (AR4):
 
  • AR4 Mudanças Climáticas 2007: Relatório de Síntese - setembro de 2007

Mais informações

  • AR4 Mudanças Climáticas 2007: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade - julho de 2007

Mais informações

  • AR4 Mudanças Climáticas 2007: A Base da Ciência Física - junho de 2007

Mais informações

  • AR4 Mudanças Climáticas 2007: Mitigação das Mudanças Climáticas - junho de 2007

Mais informações

  • Relatório Metodológico:
    • Diretrizes 2006 do IPCC para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa - maio de 2006 Mais informações
  • Relatórios Especiais: 
    • Salvaguardando a camada de ozônio e o sistema climático global - março de 2005 Mais informações
    • Captura e Armazenamento de Dióxido de Carbono - março de 2005 Mais informações
 
Terceiro Ciclo de Avaliação (TAR):
 
  • TAR Mudanças Climáticas 2001: Relatório de Síntese - outubro de 2001

Mais informações

  • TAR Mudanças Climáticas 2001: Mitigação - julho de 2001

Mais informações

  • TAR Mudanças Climáticas 2001: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade - maio de 2001

Mais informações

  • TAR Mudanças Climáticas 2001: A Base Científica - janeiro de 2001

Mais informações

  • Relatórios Especiais: 
    • Questões Metodológicas e Tecnológicas da Transferência de Tecnologia - março de 2000 Mais informações
    • Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra, e Silvicultura - março de 2000 Mais informações
    • Cenários de Emissões - março de 2000 Mais informações
    • Aviação e a Atmosfera Global - março de 1999 Mais informações
    • Os Impactos Regionais das Mudanças Climáticas: Uma Avaliação da Vulnerabilidade - março de 1997 Mais informações

 

Segundo Ciclo de Avaliação (AR2):
 
  • Relatório Completo da Segunda Avaliação do IPCC - junho de 1996

Mais informações

  • AR2: Relatório de Síntese - outubro de 1995

Mais informações

  • AR2: Dimensões Sociais e Econômicas das Mudanças Climáticas - julho de 1995

Mais informações

  • AR2:  Impactos, Adaptações e Mitigação das Mudanças Climáticas: Análises Técnico-Científicas - julho de 1995

Mais informações

  • AR2: A Ciência das Mudanças Climáticas - fevereiro de 1995

Mais informações

  • Relatórios metodológicos:
    • Diretrizes 1996 do IPCC Revisadas para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa - maio de 1996 Mais informações
  • Relatórios Especiais: 
    • Mudanças Climáticas 1994: Forçante Radioativa das Mudanças Climáticas e uma Avaliação dos Cenários de Emissão IS92 do IPCC - março de 1994 Mais informações
    • Diretrizes Técnicas do IPCC para Avaliação dos Impactos das Mudanças Climáticas e Adaptações  - março de 1994 Mais informações
  • Relatórios:
    • Mudanças Climáticas 1992: O Relatório Suplementar da Avaliação Científica do IPCC - junho de 1992 Mais informações
    • Mudanças Climáticas 1992: O Relatório Suplementar da Avaliação dos Impactos do IPCC - junho de 1992 Mais informações
    • Mudanças Climáticas: As Avaliações de 1990 e de 1992 do IPCC - abril de 1992 Mais informações

 

Primeiro Ciclo de Avaliação (AR1):
 
  • AR1: As Estratégias de Resposta do IPCC - outubro de 1990

Mais informações

  • AR1: Avaliação de Impactos das Mudanças Climáticas - junho de 1990

Mais informações

  •  AR1: Avaliação Científicas das Mudanças Climáticas - junho 1990

Mais informações

  • AR1: Síntese - março de 1990

Mais informações 

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo