MCTIC abre seleção para diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Informação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu início ao processo seletivo para a escolha do novo diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os interessados em participar têm até 24 de abril de 2020 para encaminhar a documentação exigida. O cargo tem mandato de quatro anos. 

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (em 18/03/2020, Seção 3, página 06), podem se candidatar ao cargo quaisquer cidadãos com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do CBPF, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no edital.

Os documentos exigidos para a candidatura incluem carta com solicitação de inscrição, acompanhada de memorial explicitando sua capacitação relativa aos requisitos básicos, currículo lattes atualizado, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas descrevendo a visão de futuro para o CBPF e seu plano de gestão, alinhado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022 (ENCTI). 

Além da avaliação dos documentos solicitados, o processo seletivo incluirá apresentação pública do plano de gestão e entrevista privada dos interessados pelo Comitê de Busca. O comitê irá selecionar e encaminhar três nomes ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que escolherá quem assume o cargo. 

 

Interessados podem encaminhar a documentação exigida, por e-mail e via correspondência, ao seguinte endereço:

Prof. SYLVIO ROBERTO ACCIOLY CANUTO
Presidente do Comitê de Busca para o CBPF
Instituto de Física
Universidade de São Paulo
Rua do Matão, 1371
Cidade Universitária
São Paulo - SP
CEP 05508 090
canuto@if.usp.br

Voltar ao topo