Chamada CNPq/MCTIC/CBAB N° 12/2019

Informação

 
As atividades do Centro Brasil Argentina de Biotecnologia-CBAB ou CABBIO em espanhol, programa que completou 32 anos em 2019, visam a contribuir para a expansão e a consolidação do sistema de ciência, tecnologia e inovação no país e na região do Mercosul. Especificamente no Brasil, o CBAB pode contribuir com a implementação de importantes instrumentos para o desenvolvimento da Biotecnologia e do país. Nesse sentido, a biotecnologia tem demonstrado, o seu potencial inovador destacando-se como área portadora de futuro, seja na agropecuária, seja na saúde, seja no campo industrial ou no campo ambiental. Assim, a biotecnologia representa uma grande oportunidade para o País devido à vocação do setor produtivo, à existência de uma base considerável de recursos genéticos.
 
O sucesso da biotecnologia contribuiu para o fortalecimento dos mecanismos de proteção das inovações, cuja grande maioria pertencem aos países desenvolvidos. Por isso, torna-se necessário desenvolver tecnologias próprias de forma a desonerar os processos produtivos e a reduzir a dependência tecnológica. Por conseguinte, a cooperação no âmbito do CBAB tem como uma de suas estratégias incrementar a capacitação de recursos humanos para atuar no campo da biotecnologia, seja na academia e na indústria  objetivando a geração de produtos, processos e serviços para a sociedade.
 
Para tanto, a atual chamada pública da SEFAE/MCTIC propõe a seleção de cursos de curta duração em temas de interesse do Brasil, Argentina e Uruguai, no valor máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) cada, nas áreas de:
a. Biotecnologia aplicada à saúde animal e humana;
b. Biotecnologia agropecuária e aquicultura;
c. Biotecnologia ambiental;
d. Biotecnologia industrial;
e. Biotecnologia marinha;
f.  Outros temas (genômica, proteômica, etc)
 
Acesse o link da chamada clicando aqui.
Voltar ao topo