Manufatura Avançada

O que é?

Refere-se à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e aplicação das tecnologias convergentes e habilitadoras. Refere-se a produção inteligente, com alto grau de personalização apoiada pela nanotecnologia, materiais avançados, metrologia, sensoriamento distribuído, materiais de referência, segurança e sigilo de dados e de elementos diversos conectados em rede (Internet of Things - IoT e suas variações) por sistemas ciberfísicos.

A Manufatura Avançada é um mosaico de tecnologias e, portanto, não está somente relacionada à produção de novos dispositivos eletrônicos, mas também à aplicações em diversos setores tradicionais da sociedade.

Na agricultura, por exemplo, a Manufatura Avançada pode ser aplicada na integração de diversos sensores e equipamento IoT para monitorar o solo, clima, a posição da vagem da soja ou da maçã no pé, para garantir a produção do melhor grão de soja ou a melhor maça que as condições locais permitem, de forma conectada por sistemas em rede que informam com precisão a previsão de produção e perdas em tempo real.

O apoio ao projeto estruturante da Manufatura Avançada torna-se primordial para que o Brasil se posicione como um dos importantes competidores globais nesta área e não como um mero consumidor de tecnologia.

Estratégias de implementação

Ações de Interação ICT/Empresa;

Ações de Fomento da Área;

Ações de Cooperação Internacional;

 Ações Formação de RH Especializado.

Elaboração da Estratégia Nacional de Manufatura Avançada

Está sendo realizada uma Força-Tarefa, liderada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para a elaboração da Estratégia Nacional de Manufatura Avançada.No MCTIC, a temática está a cargo da Secretária de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), por meia das Coordenações Gerais de Serviços Tecnológicos (CGST) e de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC).

Foram realizados 08 workshops/painéis com especialistas na temática e, ao final, foi elaborado um relatório sintetizando a visão de centenas de especialistas sobre os principais tópicos, consensos e dissensos, riscos e oportunidades, bem como propostas de projetos frente aos impactos do avanço da manufatura avançada.

Portal MCTIC 

Governo prepara plano para desenvolvimento da manufatura avançada no país?.

Outras informações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 398A, Brasília-DF, CEP 70067-900

Email: cgtc@mctic.gov.br e cgst@mctic.gov.br

Telefone: +55 61 2033-7424 e +55 2033 8150

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo