Ministro Marcos Pontes será voluntário em testes com a nitazoxanida

Campanha #500VoluntáriosJÁ tem 7 postos para recrutar voluntários em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal
por ASCOM - publicado 31/07/2020 16h25. Última modificação 31/07/2020 16h28.

CGCS / MCTI

CGCS / MCTI

Ministro anunciou resultado positivo no teste para Covid-19

Diagnosticado com Covid-19, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, será um dos participantes da campanha #500VoluntáriosJÁ. A iniciativa do MCTI tem o objetivo de testar a eficácia da nitazoxanida no tratamento do novo coronavírus em pacientes com sintomas iniciais de gripe, como febre, tosse e fadiga.

Em transmissão nessa quarta-feira (29), Marcos Pontes anunciou o resultado do teste, relatou sintomas de gripe e que vai despachar de casa. “Eu fiz o exame de Covid e deu positivo. Eu vou permanecer trabalhando no isolamento, continuar a despachar normalmente. A gente vai tratar e tudo vai dar certo se Deus quiser. Eu vou até entrar nos testes da nitazoxanida”, disse.

Utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTI, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. Um deles, a nitazoxanida, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas in vitro.

Em seguida, com aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o ministério deu início a dois protocolos de testes com o medicamento. O primeiro é direcionado para pacientes com sintomas de pneumonia. O segundo protocolo, foco da campanha #500VoluntáriosJÁ, já instalou postos nas cidades de Ceilândia (DF), Bauru, Sorocaba, Barueri, Guarulhos e São Caetano do Sul, em São Paulo, e Juiz de Fora (MG), é voltado a pessoas com sintomas iniciais de gripe. Com a participação de 500 voluntários com Covid-19 os pesquisadores poderão publicar os resultados dos estudos e determinar a eficácia da nitaxozanida no tratamento da Covid-19.

Voltar ao topo