MCTIC prorroga edital para Pontos de Inclusão Digital

Poderão participar do PNAID os Pontos de Inclusão Digital - PID instalados em todo o território nacional e que estejam em funcionamento em espaços públicos, com acesso livre e gratuito à população
por ASCOM - publicado 03/02/2020 10h46. Última modificação 17/02/2020 17h27.

CGCS/MCTIC

CGCS/MCTIC

MCTIC lança edital para Pontos de Inclusão Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prorroga o prazo para Inscrições dos Pontos de Inclusão Digital - PIDs no Edital n° 06/2020 até dia 03 de março de 2020.

O atual edital visa selecionar PIDs para atuar como Núcleos de Acesso para capacitação de monitores no curso de Agente de Inclusão Digital promovido por este Ministério no âmbito do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital - PNAID. O objetivo é qualificar profissionais em nível médio para fortalecer as atividades de atendimento, mediação e formação, ofertadas em espaços de promoção do acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação.

A capacitação dos Agentes de Inclusão Digital se dará por meio de um curso na modalidade de Ensino a Distância – EaD, utilizando as instalações, os equipamentos e a rede de internet de cada Ponto de Inclusão Digital que aderir ao Programa. O curso será ministrado em 480 horas, oferecerá conhecimentos e desenvolverá habilidades necessárias à utilização dos recursos da tecnologia da informação e comunicação – TIC, em computadores, tablets e smartphones. Ao final do curso os novos agentes de inclusão digital receberão certificado emitido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

Para participar, o responsável deverá fazer a adesão do Ponto de Inclusão Digital via internet, na página https://formpnaid.mctic.gov.br/, preenchendo o formulário específico do Programa. Em seguida, as inscrições serão avaliadas pela equipe do MCTIC responsável, a fim de verificar se o Ponto de Inclusão Digital atende os requisitos mínimos para participar do PNAID.

Uma vez aprovada à adesão do Ponto de Inclusão Digital e publicado o resultado final no Diário Oficial da União, o PID receberá comunicação via e-mail.

Com esse Programa, o Ministério pretende revitalizar os Pontos de Inclusão Digital para que possam cumprir melhor a sua missão, à media que passarão a contar com mais profissionais técnicos, dotados de sensibilidade social, capazes de se inserir nas comunidades onde atuam e de promover o desenvolvimento, reduzindo a exclusão social e ampliando as oportunidades de inclusão digital para os cidadãos.

Link para o edital: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/publicacao/arquivos/Edital-06-2020-PID.pdf

Informações:
 
Telefone: (61) 2027-5458 / 5370
 

Voltar ao topo