Brasil se torna membro pleno da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade

Instituição internacional congrega 60 países, disponibiliza informações sobre a biodiversidade no planeta e deve beneficiar pesquisadores brasileiros no acesso e compartilhamento de dados
por ASCOM - publicado 30/10/2019 10h17. Última modificação 30/10/2019 11h17.

Anabela Plos

Anabela Plos

Brasil se torna membro pleno da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade

Durante a 26ª reunião do Conselho de Governança da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade (GBIF, em inglês), o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, anunciou a adesão do Brasil como membro pleno da entidade. Com a nova posição, o Brasil terá direito a voto nas reuniões do Conselho de Governança da entidade.

A participação do país no GBIF deve beneficiar os pesquisadores brasileiros no acesso e compartilhamento de informações sobre biodiversidade. O Brasil abriga a mais rica biodiversidade do mundo, com 46.731 plantas e 118.928 animais catalogados. A rede nacional é o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBR), criado em 2014 por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em parceria com a ONU Meio Ambiente, apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente e operacionalização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Composto por cerca de 60 países, o GBIF mantém um banco de dados internacional aberto e gratuito dedicado ao compartilhamento de informações sobre a biodiversidade no planeta, composto por informações existentes em museus, herbários, coleções biológicas e registros de espécies obtidos em projetos de pesquisas.

Conheça a plataforma brasileira no link https://www.sibbr.gov.br

 

Voltar ao topo