Planejamento estratégico do MCTIC vai alinhar indicadores para Estratégia 2020-2030

Trabalho está na segunda fase, onde serão definidos os indicadores que servirão como base para acompanhar o atingimento das metas
por ASCOM - publicado 23/09/2019 15h47. Última modificação 23/09/2019 15h56.

CGCS/MCTIC

CGCS/MCTIC

Planejamento estratégico do MCTIC vai alinhar indicadores para Estratégia 2020-2030

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) começou nesta sexta-feira (20) a segunda etapa da produção do Planejamento Estratégico 2020-2030 http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2019/09/Em_reuniao_com_o_ministro_planejamento_estrategico_do_MCTIC_tem_mapa_consolidado.html. A ideia nesta fase do trabalho é que as secretarias da pasta construam os indicadores que serão usados para acompanhar cada objetivo previsto na estratégia.

De acordo com o diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (SEPLAN), Carlos Pinho, os dados são importantes para mostrar a evolução das políticas do ministério e como instrumento de transparência para a sociedade.

“A partir do momento em que há objetivos, nós precisamos de instrumentos para dizer se a gente alcançou as metas. Os indicadores permitem analisar o andamento da estratégia e medir os resultados que a gente alcançou. Com um planejamento voltado para políticas de Estado, de longo prazo, a gente precisa de medidas de desempenho que a gente consiga acompanhar e mostrem a nossa visão de futuro”, afirma.

Entre os objetivos estratégicos do MCTIC para os próximos 10 anos estão promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicação do país; estimular a pesquisa e a transformação do conhecimento científico em riqueza para a sociedade; e fortalecer o sistema de ciência e tecnologia nacional, entre outros.

O Planejamento também leva em conta outros documentos, como a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes), o Plano Plurianual (PPA) e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti). O ministério também tem o objetivo de alinhar dos objetivos da pasta com o planejamento das entidades vinculadas.

--

Voltar ao topo