Ministro é homenageado com a Ordem Nacional Barão de Mauá

Medalha é concedida a personalidades que contribuíram para aumentar a competitividade do setor produtivo brasileiro.
por ASCOM - publicado 12/12/2018 16h19. Última modificação 22/05/2019 09h05.
Ministro é homenageado com a Ordem Nacional Barão de Mauá

Ministro é agraciado com a Ordem Nacional Barão de Mauá. Foto: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, foi agraciado nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, com a medalha na classe de Grã-Cruz da Ordem Nacional Barão de Mauá por importantes contribuições à indústria, ao comércio exterior e aos serviços do país. Junto com Kassab, outras 58 personalidades foram homenageadas por terem contribuído para que o Brasil tenha um setor produtivo mais competitivo. A Ordem Nacional Barão de Mauá foi criada por iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

Barão de Mauá

O gaúcho Irineu Evangelista de Sousa recebeu o título de “Barão de Mauá” do imperador Dom Pedro II em 1854 por ter sido pioneiro da industrialização brasileira. Aos 32 anos, convencido de que o Brasil deveria trilhar esse caminho, construiu um estaleiro e deu início à indústria naval brasileira. Criou a Companhia Fluminense de Transportes, a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Amazonas, a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e a primeira estrada de ferro da América do Sul.

Alçado a Visconde, adotou em suas empresas recursos e maquinários em uso na Europa e nos Estados Unidos a partir da Revolução Industrial do século 19.

Voltar ao topo