Finep tem compromisso com a inovação e o desenvolvimento do país, diz ministro

Gilberto Kassab abriu reunião do Conselho Consultivo da Finep, em Brasília, onde destacou o papel da financiadora no estímulo à ciência e à inovação.
por ASCOM - publicado 12/12/2018 15h15. Última modificação 22/05/2019 09h05.
Finep tem compromisso com a inovação e o desenvolvimento do país, diz ministro

Ministro participou da abertura da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Finep, em Brasília. Foto: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou o papel da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) no estímulo à inovação e ao desenvolvimento do país. “A Finep conseguiu, apesar das enormes adversidades, se superar e está em condições bastante adequadas para cumprir seus compromissos com a sociedade brasileira. Não há algo mais gratificante ao fim de uma missão que a certeza de ter feito um bom trabalho. E a Finep é muito bem avaliada dentro do governo e pela sociedade por conta do trabalho de excelência que faz para apoiar a inovação e o desenvolvimento do país”, afirmou o ministro na abertura da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Finep, nesta quarta-feira (12), em Brasília.

O encontro também serviu para que os 55 membros do Conselho Consultivo da Finep assinassem os Termos de Investidura em seus cargos. Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Alvaro Prata, a instância tem papel central no direcionamento de programas que possam atender às demandas de diversos segmentos da ciência, tecnologia e inovação.

“O Conselho é importante e estratégico para que a Finep possa direcionar seus programas e investimentos. Temos representantes de diversas áreas e que, certamente, vão contribuir muito para que possamos construir um ecossistema de inovação ainda mais pujante no futuro. O apoio que tem sido dado ao empreendedorismo de base tecnológica é um divisor de águas, pois estamos apostando nos jovens empreendedores do país. Devemos seguir essa trilha para que possamos chegar ao nível de desenvolvimento que desejamos”, observou Prata, que também é presidente do Conselho de Administração da Finep.

Proximidade

A diretoria da Finep também apresentou um balanço das atividades entre 2016 e 2018. Além dos programas encampados nesse período, o presidente Ronaldo Camargo destacou a ampliação da capilaridade da empresa. Nos últimos meses, foram abertos escritórios em todas as regiões do país para aproximar a Finep das demandas dos atores que desenvolvem a inovação no Brasil.

“Esse movimento de regionalização de investimentos é fundamental para estimular os diversos ecossistemas de inovação espalhados pelo país. Sem ciência e pesquisa, não vamos chegar a lugar algum. Por isso é tão importante esse papel da Finep de dar condições para que os empreendedores possam gerar uma inovação que atenda as demandas locais”, disse Camargo.

Atualmente, a Finep mantém escritórios nas cidades de Brasília, Belém (PA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro e São Paulo.

Voltar ao topo