Emissão especial dos Correios homenageia cientistas brasileiros

Ministro Gilberto Kassab participa da cerimônia de obliteração nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro.
por ASCOM - publicado 13/12/2018 10h22. Última modificação 22/05/2019 09h05.
Emissão especial dos Correios homenageia cientistas brasileiros

Foto: Ascom/MCTIC

Os Correios lançam nesta sexta-feira (14) a emissão especial “Cientistas Brasileiros: César Lattes e Johanna Döbereiner”, em cerimônia às 15h, no Rio de Janeiro. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa da cerimônia de obliteração dos selos comemorativos.

Uma das grandes descobertas de César Lattes foi a partícula atômica Méson Pi. Lattes estudou os raios cósmicos, montando um laboratório em uma montanha nos Andes e utilizando chapas fotográficas melhoradas com boro. O desenho do selo busca ilustrar esses experimentos. Por fim, na textura ao fundo de sua imagem, foram utilizados alguns rascunhos, representando cálculos e fórmulas.

Já a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner, nascida na antiga Tchecoslováquia, foi pioneira nos estudos da biologia do solo, que tiveram grande impacto na produção agrícola brasileira. A ilustração do selo demonstra sua principal pesquisa: a relação entre uma planta e as bactérias fixadoras de nitrogênio. Como textura ao fundo de sua imagem, foram utilizadas ilustrações em vetor de algumas folhas e leguminosas.

A tiragem da emissão é de 360 mil selos, com valor facial de R$ 1,85 cada. As peças estarão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Serviço
Evento: Cerimônia de obliteração dos selos comemorativos aos cientistas César Lattes e Johanna Dobereiner
Data: 14 de dezembro de 2018
Horário: 15h
Local: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Endereço: Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Botafogo
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação Social do MCTIC
(61) 2033-7515 / imprensa@mctic.gov.br

Voltar ao topo