Confira as atividades e oportunidades de 14 a 20 de abril na Agenda Científica

por ASCOM - publicado 13/04/2018 15h50. Última modificação 13/04/2018 15h55.
Confira as atividades e oportunidades de 14 a 20 de abril na Agenda Científica

Foto: Ascom/MCTIC

O Observatório Nacional (ON) promove o "Sábados Astronômicos", com uma visita guiada à luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil, instalado no ON em 1922. Das 14 às 17h deste sábado (14), os visitantes poderão bater papo com um astrônomo dentro da cúpula deste imponente telescópio, rico em histórias. A cada mês, um astrônomo apresentará a luneta e estará disponível para conversas sobre sua especialidade. O evento ocorre sempre no segundo sábado de cada mês. Participe!

Prêmio José Reis

Últimos dias para fazer a inscrição no Prêmio José Reis de Divulgação Científica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Criado em 1978, o prêmio revela e reconhece grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil. Em 2018, será escolhido um nome na categoria Instituição e Veículo de Comunicação, que tenha contribuído para a formação de cultura científica e por tornar a ciência e tecnologia conhecidas da sociedade. O vencedor receberá troféu e diploma para a instituição ou veículo de comunicação agraciado, e passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em julho, na Universidade Federal de Alagoas. Saiba mais.

Educação e ciência

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) recebe até sexta-feira (20) inscrições para o Encontro Nacional sobre Práticas Educativas em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, que será realizado de 25 a 27 de abril em parceria com o Museu Nacional. No encontro, serão apresentados trabalhos sobre práticas inovadoras na educação e divulgação científica, acessibilidade e inclusão, entre outros. Saiba mais.

Para Mulheres na Ciência

Termina na próxima sexta-feira (20) o prazo para fazer a inscrição na 13ª edição do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência, que tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência. Realizado desde 2006, o prêmio contempla sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática. Cada uma das ganhadoras recebe uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para dar prosseguimento aos estudos. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2011, residência estável no Brasil e desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais. Para conhecer o regulamento completo e obter mais informações sobre o programa, acesse o site.

Bolsas de iniciação científica

O CNPq prorrogou até 25 de abril as inscrições para 35 mil bolsas de iniciação científica e tecnológica. O primeiro ciclo começa em 1º de agosto de 2018, e o segundo um ano depois. O formulário eletrônico para inscrição deverá ser submetido somente pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC). Para os estudantes, a iniciação científica é uma oportunidade de consolidar os conhecimentos da graduação e viver a experiência da pesquisa. Para os orientadores, possibilita a formação de equipes. Para a instituição, fortalece a política de fomento à pesquisa. Clique aqui para todas as informações.

Introdução à astronomia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebe até 13 de maio inscrições para o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica, que será realizado de 2 a 6 de julho em São José dos Campos (SP). Astronomia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia e ondas gravitacionais serão apresentados no curso, voltado para professores e estudantes universitários. Clique aqui para mais informações.

Prêmio para jovens pesquisadores 

Estão abertas até 15 de maio as inscrições para o prêmio Jovens Pesquisadores, realizado pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês). O objetivo é incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade. Serão premiados, cada um com 5 mil euros, dois projetos mundiais, sendo um de mestrado e outro de doutorado. No Brasil, a seleção será feita pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do MCTIC. Após avaliação interna, os escolhidos serão encaminhados para o GBIF. Podem participar mestrandos e doutorandos de universidades públicas ou privadas no Brasil. Clique aqui para mais informações.

Inovação para cidades inteligentes

A Finep e a Fapesp lançaram uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas do estado de São Paulo, de produtos, processos e serviços inovadores, que resultem em soluções para cidades inteligentes, com foco em grandes metrópoles. O objetivo é selecionar atividades de pesquisa que usem tecnologias de informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida, a eficiência de serviços e operações urbanas e a competitividade de grandes metrópoles. As inscrições podem ser feitas até 18 de maio. Clique aqui para mais informações.

Doutorado em ecologia e zoologia

O Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), abriu o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool). São ofertadas 14 vagas nas áreas de ecologia e zoologia. A data limite para as submissão de inscrições é 30 de junho. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Voltar ao topo