Ministro participa de migração de rádios AM e assinatura de contratos da...

por ASCOM - publicado 14/09/2017 10h14. Última modificação 14/09/2017 15h40.
Ministro participa de migração de rádios AM e assinatura de contratos da Telebras em Recife 

Foto: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realiza nesta sexta-feira (15), em Recife (PE), o 11º mutirão de assinaturas para migração de rádios AM para a faixa FM. Ao todo, 37 emissoras AM de Pernambuco manifestaram o interesse em fazer a mudança. O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, participam do evento, que será realizado às 11h no Palácio do Campo das Princesas.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço. Das 1.781 rádios AM do país, 1,5 mil solicitaram a migração.

Conectividade

Ainda em Recife, o ministro participa da assinatura de dois convênios para ampliar a conectividade e o acesso à banda larga em trechos importantes da cidade, com um total de 140 quilômetros atendidos com fibra óptica até fevereiro de 2018, quando devem ser concluídas as obras.

No evento, será assinado o terceiro termo de ajuste do convênio de cooperação técnica que a Telebras e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) mantém desde 2012. O convênio estabelece o compartilhamento de aproximadamente 54 km de fibra óptica, já concluídos e em operação. Com o terceiro termo de ajuste, a rede do metrô será ampliada em 35 km.

Em outro convênio, a Telebras vai implantar 50 km de fibra óptica para atender o BRT na Grande Recife. Além disso, a empresa ficará responsável pela manutenção dos serviços de conectividade do BRT, permitindo o monitoramento de corredores, estações, terminais integrados de passageiros e centros de controle local.

Serviço
Evento:
Mutirão de migração de rádios AM e assinatura de convênios de conectividade pela Telebras
Data: 15 de setembro de 2017
Horário: 11h
Local: Palácio do Campo das Princesas, Salão das Bandeiras, 1º andar
Endereço: Praça da República S/N – Santo Antônio
Cidade: Recife (PE)

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação Social do MCTIC
(61) 2033-7515 / imprensa@mctic.gov.br

Voltar ao topo