Confira as atividades e oportunidades de 9 a 15 de setembro na Agenda Científica

por ASCOM - publicado 08/09/2017 11h48. Última modificação 11/09/2017 12h37.
Confira as atividades e oportunidades de 9 a 15 de setembro na Agenda Científica

Foto: Ascom/MCTIC

O Museu Paraense Emílio Goeldi promove o 7º Seminário e o 1º Simpósio do Programa de Capacitação Institucional – PCI: Pegadas do Homem na Amazônia, em Belém (PA), entre segunda (11) e quinta-feira (14). Serão apresentados 60 trabalhos em quatro temáticas: redescobrindo coleções no Museu Goeldi; ciência e sociedade; teorias classificatórias na ciência; e padrões, processos ambientais e evolutivos. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Tratamento de arquivos científicos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) organiza, de terça (12) a quinta-feira (14), o 8º Encontro de Arquivos Científicos, voltado à discussão sobre a organização e o acesso no tratamento de arquivos de ciência e tecnologia. A programação completa pode ser conferida aqui.

Cosmologia

De quarta (13) a sexta-feira (15), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promove o simpósio “Renascimento das Utopias”, que celebra o centenário do modelo cosmológico do físico Albert Einstein (1879-1955). Nos três dias do evento, os participantes vão refletir sobre diferentes visões das utopias e as suas possibilidades no mundo contemporâneo. Para mais informações, acesse esta página.

Parceria Brasil-Japão em desastres naturais

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realiza, nesta sexta-feira (15), o seminário internacional Monitoramento e Previsão de Desastres/Acidentes Causados por Fluxo de Detritos. Em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês), o evento reúne trabalhos desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições nos últimos quatro anos. Para saber mais, acesse esta página.

Bolsas de verão no CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) lançou edital de seleção para os interessados em participar do 27º Programa de Bolsas de Verão, que acontece entre janeiro e fevereiro de 2018. A iniciativa é destinada a estudantes matriculados em cursos de ciências exatas e da terra, das ciências biológicas e da saúde em instituições de ensino da América Latina e do Caribe. Os selecionados serão orientados individualmente por um pesquisador e/ou tecnólogo de uma das unidades instaladas no CNPEM: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Saiba mais.

Química verde

Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde, organizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) nos dias 9 e 10 de outubro. O evento tem foco na obtenção de produtos químicos a partir de matérias-primas renováveis. Para fazer a matrícula e obter mais informações, acesse esta página.

Projetos do PCI no Cetem

No próximo dia 21 de setembro, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) promove a 6ª Jornada do Programa de Capacitação Institucional, que vai apresentar e divulgar à comunidade científica, parceiros e empresas os projetos desenvolvidos por bolsistas do PCI. Clique aqui.

Cerâmicas amazônicas

Entre os dias 24 e 27 de setembro, o Museu Paraense Emílio Goeldi promove, em Belém (PA), a segunda ediçãoda Oficina Internacional Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia, que terá como tema a ocorrência das cerâmicas de estilo Koriabo e os processos que levaram à distribuição dessas peças pelo Baixo Amazonas, Guianas e o Caribe. Este tipo de cerâmica é reconhecido por apresentar um repertório bem específico, sendo bastante comuns as tigelas com bordas recortadas em forma de pétalas e vasos decoradas com filetes, formando desenhos de animais como cobras e tartarugas.

Pós-graduação no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado. No total, são oferecidas 117 vagas. Até 30 de setembro, por exemplo, os candidatos podem fazer as inscrições no doutorado dos programas de pós-graduação em Biologia, Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e Ciências de Florestas Tropicais. Já os programas de pós-graduação em Biologia e Ciências de Florestas Tropicais oferecem vagas para o mestrado. Clique aquipara todas as informações.

Workshop sobre água no semiárido

Será realizado, de 4 a 6 de outubro, em Campina Grande (PB), o 3º Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro. Em 2017, o evento vai discutir a qualidade da água consumida na região. Com inscrições abertas até 18 de setembro, o workshop terá palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. A abertura será feita pelo pesquisador Antonio Divino Moura, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que vai falar sobre a grande estiagem que o semiárido enfrenta desde 2014. Saiba mais.

Fórum RNP

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove o Fórum RNP 2017, que tem como tema “25 anos de internet no Brasil: desafios e tendências”. Os debates, em Brasília (DF), serão focados nos desafios para a sustentabilidade das redes acadêmicas e o valor delas para o futuro do país. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Métodos alternativos

Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para o Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos. O objetivo é revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em métodos alternativos à experimentação animal. As inscrições podem ser feitas pelo siteda Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama).

Concurso de astronomia

Ficam abertas até 11 de novembro as inscrições para o Concurso de Astronomia para Estudantes, promovido pelo Laboratório Nacional de Astronomia (LNA). Podem participar estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, que deverão indicar um objeto astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR, com base no interesse científico e apelo visual do objeto. O procedimento é escolher um objeto celeste que se encaixe nas restrições descritas nas regras do concurso e escrever uma justificativa sobre a escolha do objeto. Clique aquipara conhecer as regras.

Pesquisa conjunta entre Brasil e Canadá

Uma chamada conjunta da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, na sigla em inglês)  vai financiar projetos de desenvolvimento de produtos diagnósticos para saúde humana, que devem ser executados de forma cooperativa entre empresas canadenses e instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs) brasileiras associadas a companhias nacionais . Os consórcios bilaterais devem enviar o formulário conjunto até 27 de novembro. Saiba mais aqui.

 

Voltar ao topo