Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Oceanos

O que é

Os oceanos sofrem pressões e desafios, tais como a poluição marinha, a ocupação desordenada da zona costeira, bem como os impactos decorrentes das mudanças climáticas, com ênfase para a elevação do nível do mar, as alterações na circulação oceânica, a acidificação dos oceanos, as alterações na abundância das espécies e a perda de biodiversidade, todas essas, consideradas como prioridades científicas na área das Ciências do Mar.

Além disto, sabe-se que os oceanos exercem um papel fundamental na determinação das condições do tempo e do clima de nosso País. É fundamental, portanto, promover a pesquisa científica e tecnológica multidisciplinar dos oceanos e suas interações com a atmosfera e continentes.

O resultado dessas ações visa prover à sociedade brasileira do conhecimento, capacidade de compreensão e previsão necessária para avaliar, antecipar e responder às pressões e impactos que determinam as mudanças ambientais nas interfaces atmosfera-continente-oceano e suas consequências para o bem estar social.

Desse modo, o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Oceanos tem como objetivo a promoção da PD&I nos oceanos, com o objetivo de produzir e aplicar o conhecimento científico e tecnológico, de modo a promover benefícios sociais, econômicos e ambientais, preenchendo lacunas de conhecimento essenciais, fomentando a inovação e provendo a infraestrutura necessária para o avanço da pesquisa oceânica.

Foi nesse contexto que o Comitê de Ciências do Mar, órgão consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, elaborou o Plano de Ação, com vistas a identificar, junto dos setores envolvidos, os temas emergentes e ações prioritárias na pesquisa e desenvolvimento marinho.

Este Plano apresenta as seguintes linhas temáticas:1. Biodiversidade marinha 2. Zonas costeiras e plataforma continental3. Circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática 4. Mar profundo5. Tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas

Legislação

Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Oceanos.

Legislação do Conselho de Ciências do Mar - CCM.

Links

Outras informações

Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências - CGOA.

Voltar ao topo