Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil

O que é?

O Projeto - Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores - Chave do Brasil - é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que conta com recursos do Global Environment Facility (GEF) e parceria com a ONU Meio Ambiente, com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos setores-chaves da economia brasileira: indústria, energia, transportes, domicílios e serviços, AFOLU [Agricultura, Florestas e Outros Usos do Solo], gestão de resíduos e outras alternativas intersetoriais).

Seu objetivo é o fortalecimento da capacidade técnica do Governo Brasileiro na implementação de ações de Mitigação de GEE. O projeto estimará os potenciais e custos de abatimento de emissões de GEE, mediante uma análise integrada econômico-energética, para o período entre 2012 e 2050 nos diferentes setores-chaves citados. 

Trata-se de um projeto inovador, pois é a primeira vez que se realiza no Brasil uma análise integrada das diferentes opções de mitigação, considerando a não-aditividade dessas opções com suas consequentes implicações econômicas e sociais.

Também representa uma inovação a inclusão de um cenário que considera curvas de aprendizado tecnológico para a redução das emissões de GEE.

 

Solicitação de Publicações Impressas

As publicações impressas disponíveis são:

"Sumário Executivo: Modelagens Setoriais e Opções Transversais para Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa"

"Modelagem Integrada e Impactos Econômicos de Opções Setoriais de Baixo Carbono"

"Trajetórias de Mitigação e Instrumentos de Políticas Públicas para Alcance das Metas Brasileiras no Acordo de Paris"

Para solicitar publicação impressa, por gentileza, enviar email para cgcl@mctic.gov.br informando Nome, Instituição, Telefone, Email e Justificativa sobre finalidade da solicitação.

  • Por se tratarem de dados públicos, não é permitido seu uso para fins comerciais;
  • A citação da referência deve ser feita, e pode considerar o modelo a seguir:

"Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, coloque o ano da publicaçãocoloque o título da publicação. Disponível em:<coloque o link de acesso da publicação>. Acesso em: dia/mês/ano."

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo