Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIGEB

Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIGEB

O que é

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIEGB (ou ICGEB, em inglês) foi concebido com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.

O CIEGB está estruturado em três Componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros, inclusive no Brasil.

Atualmente, o CIEGB possui cerca de 63 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos.

Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações – MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Saúde e Biotecnologia, exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil (Liaison Officer do ICGEB).   

Contato para maiores informações: icgeb@mctic.gov.br

Oportunidades

Processo seletivo para projetos de pesquisa colaborativa (CRP- Collaborative Research Programme) e Early Career Return grants 2018

⇒ Prazo para submissão no Brasil: 30 de abril de 2018 ⇐

Está aberto o processo seletivo para projetos de pesquisa colaborativa. De acordo com o regulamento do ICGEB, as propostas de projeto de pesquisa colaborativa devem ser encaminhados pelo pesquisador brasileiro por e-mail (documento pdf) simultaneamente para o Liaison Officer do ICGEB no Brasil (luiz.canto@mctic.gov.br e icgeb@mctic.gov.br)  com “cópia carbono” (cc:) para o ICGEB (crp@icgeb.org) até o dia 30 de abril de 2018.⇒

Após análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil, instituído pela Portaria SEPED n° 1.022 de 6 de março de 2017, o Liaison Officer do ICGEB no Brasil poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de Early Career Return Grants. As propostas endossadas pelo Liaison Officer do ICGEB no passarão por um processo seletivo liderado pelo ICGEB de Trieste (IT).

Para maiores informações sobre a chamada CRP, acesse os links abaixo:

http://www.icgeb.org/research-grants.html

Para dicas de como elaborar uma proposta para o ICGEB :

http://www.icgeb.org/writing-an-icgeb-grant-proposal.html

 

Programa de bolsas Arturo Falaschi 2018

⇒ O prazo para submissão de propostas de bolsas de doutorado encerra-se no dia 31 de março de 2018 ⇐

⇒ Para bolsas de pós-doutorado os prazos são: 31 de março de 2018 e 30 de setembro de 2018 ⇐

Encontra-se aberto o processo seletivo para bolsistas no âmbito do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIEGB ou em inglês ICGEB) pelo Programa Arturo Falaschi. O referido Programa oferece anualmente bolsas de PhD, de pós-doutorado e de curta duração para alunos e pesquisadores de países-membros (incluindo o Brasil) para realizar pesquisa em seus componentes centrais localizados em Trieste (Itália), Cidade do Cabo (África do Sul) e Nova Deli (Índia).

Maiores informações estão disponíveis no sítio eletrônico:

 

Programa Cursos e Eventos

⇒ Processo seletivo para propostas de Cursos e Eventos 2019 ⇐

Encontra-se aberto o processo de seleção de propostas para o Programa Cursos e Eventos no âmbito do ICGEB (Internacional Centre for Genetic Engineer and Biotechnology) 2019.

De acordo com o regulamento do ICGEB, as propostas de cursos e eventos a ser realizados em 2019 devem ser submetidas online (incluindo o formulário de endosso assinado pelo Liaison Officer brasileiro), por meio do link:

http://www.icgeb.org/meeting-proposals.html

 

Contato para maiores informações: icgeb@mctic.gov.br

Voltar ao topo